top of page
Buscar
  • Foto do escritorTierri Ezequiel Gabriel

Você sabia que no Kentucky, Estados Unidos, tem mais barris maturando whisky do que pessoas?

Não é para menos, pois segundo dados disponibilizados pela própria Associação de Destiladores de Whisky do Kentucky, 95% de todo o whisky Bourbon é produzido em Kentucky.


Em termos de número de barris, a Escócia que exporta aproximadamente 42 garrafas de whisky a cada segundo, não é diferente. Há, segundo dados disponíveis da indústria, mais de 20 milhões de barris de whisky armazenados por lá, ou seja, 4 barris de whisky por pessoa...


E de onde vem tantos barris?!

Os barris são provenientes principalmente dos EUA e da Espanha onde já foram usados para envelhecer whisky e xerez, respectivamente.


Ocorre que por causa da Legislação escocesa, as regras do whisky escocês permitem o uso repetido de barris para maturação, no entanto, a lei do Bourbon é tal que eles só podem usar o barril uma vez.


Isso normalmente garante um bom suprimento de barris para o comércio de whisky escocês. Garantir o suprimento de barris faz parte do desafio dos destiladores e fazer uso prolongado deles também é importante.


Considerando esse enorme número de barris utilizado na indústria dos whiskies e também outras bebidas, acaba tornando o trabalho do produtor de barris, profissional chamado de taoneiro, muito importante! Um bom tanoeiro pode fazer barris com vida útil bastante prolongada e garantir que continuem amadurecendo o whisky conforme padrões de qualidade desejados.


Se um barril for realmente bom e, claro, se for bem cuidado, podem durar até 50 anos!


Existem vários tamanhos de barris, podendo variar de cerca de 200 a 650 litros. No momento em que o destilado é colocado dentro dos barris, começa a haver a interação entre a madeira e o destilado e isso é parte integrante do processo de maturação.


Barris menores tendem a amadurecer o whisky mais rapidamente, como os famosos barris chamados QUARTER CASK (um quarto de barril com aproximadamente 45-50 litros). Por isso mesmo, esse tipo de barril é mais usado apenas na maturação final da bebida, pois pode trazer resultados não desejados.


Do lado oposto ao quarter cask, estão os barris maiores que são utilizados para maturações mais longas....aí a variação é grande.


O barril mais comum é o barril padrão americano ou barril de Bourbon, também conhecido como ASB que tem entre 190-200 litros. Esse é o principal barril usado na indústria americana do whisky Bourbon.


Os barris podem variar muito de tamanho, conforme já dito acima, mas todos eles são porosos e permitem a evaporação de parte da bebida. As madeiras mais utilizadas são os carvalhos americano, francês ou espanhol.


Cada barril dará características especiais e distintas para as bebidas o que ao final nos fornece sabores e aromas sem igual!!


* Enquanto esperamos o próximo post, que tal assistirmos a um vídeo do canal?



Veja as promoções de whisky que achamos na internet essa semana, Clique no link:



 

107 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page